Descubra novos trajetos

Quantas vezes te perguntaram alguma coisa recente que tenha feito e você não soube responder? É sempre aquele mesmo comentário: não le...


Quantas vezes te perguntaram alguma coisa recente que tenha feito e você não soube responder? É sempre aquele mesmo comentário: não lembro nem o que eu almocei ontem. Colocamos a culpa do nosso esquecimento na nossa memória ou na nossa idade, afinal, estamos ficando mais velhos a cada dia. Acontece que nossa memória é tão inocente quanto a nossa idade, a grande vilã dessa história é a nossa distração, nossa rotina, o mecanismo de nossas atitudes.

É preciso treino para estar atento, consciente e presente. Muitas vezes deixamos as coisas fluírem, nos prendemos tanto à nossa rotina, fazemos tantas coisas mecanicamente que se nos perguntarem o que fizemos em tal dia nem saberemos responder. Robôs programados. Escolhas repetidas e inconscientes. Se não nos atentarmos para as coisas do dia-a-dia nosso inconsciente e nossos hábitos tomam conta de nossa vida, e acabamos nem vendo ela passar.

Li o seguinte texto em um livro chamado "o poder do hábito": Os hábitos surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço, se deixado por conta própria, o cérebro tentará transformar qualquer rotina num hábito, pois os hábitos permitem que nossas mentes desacelerem com mais frequência. Um cérebro eficiente nos permite parar de pensar constantemente em comportamentos básicos, tais como andar e escolher o que comer, de modo que podemos dedicar energia mental com coisas mais importantes.

O que quero dizer é que hábitos são importantes para o nosso dia-a-dia, para mantermos a vida em ordem, para darmos conta de tudo o que temos que fazer todos os dias, mas também é importante estar atento. O autor do livro fala que hábitos nos poupam por exemplo de escolher o que comer, mas é bom escolher o que comer, ver o que se está comendo, sentir o sabor, e quando fazemos uma escolha como essa de forma automática tudo isso passa despercebido. É bom escolher o que comer, comer coisas diferentes, andar por ruas diferentes, conversar com pessoas diferentes, e estar presente para ouvir o que as pessoas estão falando também. Enfim, nós nos tornamos o resultado de nossas escolhas, então é fundamental fazermos essas escolhas de forma consciente.

Permanecer atento é um exercício, não digo que é um exercício fácil, mas acredito que seja um exercício fundamental para termos histórias pra contar, para aprendermos coisas novas, para vivenciarmos as coisas aproveitando o máximo delas. Aprendi essa lição faz pouco tempo, ainda estou exercitando.

1 comentários

  1. Gosto de caminhar pelas trilhas do campo, pelas plantações de arroz ladeadas por gramíneas selvagens, pisando conscientemente o solo maravilhoso. Nessas horas, a existência se torna uma realidade miraculosa e misteriosa. Normalmente, as pessoas consideram um milagre caminhar sobre a água ou no ar. Mas eu acho que o verdadeiro milagre é caminhar no chão. Todos os dias nos envolvemos em milagres que sequer reconhecemos: o céu azul, as nuvens brancas, as folhas verdes, os olhos negros e curiosos de uma criança - nossos próprios olhos. Tudo é um milagre.

    Thich Nhat Hanh

    ResponderExcluir